Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

domingo, 18 de setembro de 2011

Palestra na VIII Semana de Psicologia da UERJ

O Serviço de Psicologia do Club de Regatas Vasco da Gama participou da VIII Semana de Psicologia da UERJ. Com o tema “A Psicologia aplicada ao esporte de alto rendimento”, as Psicólogas Andréia Cunha e Amanda Cristina falaram sobre atribuições e rotina do departamento de Psicologia do CRVG. Ao longo da palestra diversos alunos participaram fazendo perguntas e no fim do evento foi realizado sorteio de uma bandeira do clube.


Andréia e Amanda com Renata, a vencedora do sorteio.

Psicólogas com as vascaínas presentes no evento

Nota: O Serviço de Psicologia CRVG agradece a hospitalidade dos organizadores e platéia da UERJ e deseja sucesso a nossos futuros colegas de profissão.

Churrasco de Comemoração

Os coordenadores, administradores e dirigentes da base Vascaína realizaram um churrasco em comemoração aos títulos do primeiro turno do Campeonato Estadual conquistados pelas Categorias Infantil e Juvenil no dia 16 de Julho em Piranema. O churrasco, que também teve participação dos pais, aconteceu após o término da partida da Categoria Juvenil com o Resende, onde os Vascaínos venceram por 5 a 1. Com muita fartura, os atletas tiveram uma tarde de lazer digna de campeões.


Fotos do evento










terça-feira, 6 de setembro de 2011

SER CAMPEÃO - Um olhar do Psicólogo do Esporte

Ter sido campeão da Copa Unimed Sub-11 foi uma alegria tripla. Além da satisfação pelo trabalho ter sido executado de forma eficaz, esse foi meu primeiro trabalho em uma equipe esportiva, portanto ganhamos o meu torneio de estréia. E é claro, a alegria de ganhar um título pelo meu time do coração. Esta conquista teve forte carga emocional para o time e comissão técnica. Ganhamos o clássico contra o bom time do Fluminense na semifinal, num jogo equilibradíssimo, em que o vencedor só foi conhecido na disputa de pênaltis, com ótima atuação do nosso goleiro, posteriormente eleito o melhor da competição. Esse jogo, que considero o mais importante da nossa campanha, nos encheu de motivação e energia para a disputa da final contra o Nova Iguaçu, vencida por um placar simples de 1x0, com gol no último minuto. Para um psicólogo esportivo, jogos como esses fornecem emoções de todos os tipos para se observar e logo, um vasto material para se trabalhar. Para quem gosta de esportes, revela toda magia que existe nas competições esportivas saudáveis, e são bons exemplos de como a dedicação de quem trabalha com afinco e seriedade pode ser premiada.

Airon Moreno Bastos - PRÉ MIRIM

________________________________________________________________________________

Ser um campeão...

Sou estagiária de psicologia do Club de Regatas Vasco da Gama e acompanho a Equipe Mirim desde março deste ano. Em uma reunião de supervisão fui solicitada a escrever sobre como me senti quando minha equipe conquistou o Lisboa Cup, competição realizada em Portugal com equipes de futebol de vários países. No entanto, peço licença a minhas supervisoras para escrever um pouco mais.

Ser campeã com a Equipe Mirim do CRVG foi um evento único na minha vida, não porque só aconteceu uma vez, mas sim por ser a primeira... a primeira vez...

...que vejo o resultado do meu trabalho no campo e na vida desses atletas;

...que me vi ansiosa por saber os resultados dos jogos e, principalmente, o desempenho comportamental e sentimental dentro e fora de campo em cada jogo;

...que entro em São Januário para dar a volta olímpica perante a bela torcida vascaína;

E a primeira vez que vejo o rosto de cada atleta irradiando alegria, orgulho e entusiasmo pela conquista de um título proveniente do esforço e trabalho de cada um e da comissão técnica.

Porém antes deste momento devo declarar o que senti ao entrar para a Equipe de Psicólogos de um dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro, precursor da psicologia do esporte em nosso estado e ser supervisionada por três psicólogas excepcionais: Maria Helena, Andréia e Amanda.

Participar de um processo seletivo com 40 candidatos para este clube foi inicialmente amedrontador... Senti medo de não saber o que falar, de não saber o que escrever, de não passar. No entanto, contrariando todas as minhas expectativas, fui uma das selecionadas... sorri, pulei, comemorei euforicamente. Hoje, depois de alguns meses de estágio, percebo que a euforia se transformou em satisfação por ser estagiária do CRVG, gratidão por aprender com as minhas supervisoras e paixão em trabalhar para e com a minha equipe.

Joyce Azevedo - MIRIM

 ________________________________________________________________________________



O título da Taça Guanabara conquistado pela equipe infantil coroou o esforço e o ótimo trabalho realizado pelos atletas e por toda a comissão técnica desde o início dessa temporada. Durante esse período, todos os envolvidos se sacrificaram de alguma forma em prol do mesmo objetivo. (Pude acompanhar a tristeza de muitos atletas ao não participarem de alguns torneios como a Copa Nike e a Copa Brasil, já que o foco principal era o Campeonato Carioca.)

Porém, durante a comemoração após o apito final do jogo, pude perceber pela alegria de todos que essas renúncias valeram à pena.

Ano passado, ainda pela categoria mirim, vivenciei uma situação oposta. Apesar do esforço de todos durante o ano, a equipe acabou perdendo a final do Carioca nos pênaltis para o Fluminense. E ao invés de sorrisos e festa, como nesse ano, me deparei com choros e rostos tristes. Naquele momento preferi deixar que cada atleta pudesse viver e processar aquela derrota com o grupo e com os seus familiares.

Enfim, nesse período de estágio no Vasco da Gama pude vivenciar duas fases contrastantes e tão presentes no meio do futebol: a alegria pela conquista de um objetivo tão desejado e a tristeza pela derrota.

Vanessa Aleixo - INFANTIL




________________________________________________________________________________


É justo ou merecido?

Numa das nossas resenhas chegamos a um impasse: merecemos o titulo porque há muito tempo o estamos almejando ou é justo por causa da nossa campanha?

A grande maioria dos atletas respondeu as duas opções. Sabemos que o caminho é ardoroso. Não basta “poxa, me esforcei tanto” para ser campeão. É preciso mais, muito mais.

Atletas motivados, comissão técnica entrosada, direção oferecendo suporte a comissão e a família dando apoio incondicional sem cobranças. Quanto a atletas motivados, isso é o básico. Ninguém está num clube grande disputando a paixão nacional muitas vezes longe da família só por lazer. Alto rendimento é comprometimento, entrega, sacrifício, esforço e até “suar sangue”, como muitos dizem. Isso só pra começar. A vontade de ser vencedor, o respeito pela comissão e por seus trabalhos são imprescindíveis. Obedecer o treino físico puxado, o esquema tático adotado e o trabalho de visualização fazem parte da rotina dos atletas do Juvenil do CRVG. Com esforço, dedicação e garra conquistamos o primeiro turno do Campeonato Estadual. É pouco, mas não temos pressa. Aprendemos a trabalhar (e ainda trabalhamos) a ansiedade.

O segundo turno já esta sendo disputado. Se ganharemos o segundo turno, não sei, não posso prever. A minha vontade é de sim. Mas como disse lá em cima, não basta só vontade. Estamos fazendo por onde, já que sabemos a fórmula para conquistar: humildade e foco. Estamos trabalhando muito mais para que não haja duvida entre “merecer” e se é “justo” ou não.

Amanda Cristina - JUVENIL

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vasco Campeão da Copa do Brasil de 2011!!!




O Serviço de Psicologia parabeniza todos os envolvidos nessa conquista tão importante para o Clube!!!